domingo, 23 de março de 2008

OS FILHOS DE HÉRCULES


Primeiro casamento

No dia 04 de janeiro de 1830, na Igreja da Sé em São Paulo, Hércules se casou com Maria Angélica Vasconcellos natural de Itu, filha de Francisco Alvares Machado e Vasconcellos.

Filhos do primeiro casamento

1 - Amador Bueno Machado Florence nasceu em 18 de janeiro de 1831.
2 - Celestina Florence nasceu 18 de novembro de 1832.
3 - Adelaide nasceu em 19 de março de 1834 e faleceu com nove dias de vida.
4 - Francisco nasceu em 27 de março de 1835 e faleceu em 27 de março de 1836.
5 - Francisco nasceu em 25 de novembro de 1836 e faleceu no mesmo dia.
6 - Francisco Álvares Machado Florence nasceu em Campinas em 22 de Dezembro de 1837 e faleceu em Espírito santo do Pinhal em 10 de outubro de 1904. Casou-se em Mônaco, em fevereiro de 1864, com sua prima Theodorine, filha de Fortuné.
7 - Cândida Machado Florence nasceu em 05 de abril de 1839 e faleceu em 1901.
8 - Antônio Hércules Florence nasceu em 27 de janeiro de 1841 e faleceu em 04 de setembro de 1916.
9 - Arnaldo nasceu em 16 de fevereiro de 1843 e faleceu em 29 de janeiro de 1845 após um ano de doença e cruéis sofrimentos.
10 - Angélica Florence nasceu em 16 de setembro de 1844 e se casou com Delfino de Ulhôa Cintra.
11 - Arnaldo Machado Florence nasceu em 14 de abril de 1846 e faleceu na adolescência na França.
12 - Paulo Machado Florence nasceu em 31 de dezembro de 1847 e faleceu na adolescência na Europa.
13 - Ataliba nasceu em 11 de junho de 1849 e faleceu três meses depois.

Segundo casamento

No dia 04 de janeiro de 1854 Hércules se casou com Carolina Krug que nasceu na cidade de Cassel, na Alemanha, em 21 de março de 1828.

Filhos do segundo casamento:

1 - Ataliba Florence formou-se em medicina em Heidelberg na Alemanha se especializando em oftalmologia. Casou-se com Olívia Bueno de Moraes ex - aluna do Colégio Florence. Depois de residir em São Paulo voltou para a Alemanha onde foi cônsul do Brasil em Dresden.
2 - Jorge Florence formou-se em farmácia em Heidelberg na Alemanha.
3 - Henrique Florence se formou em Engenharia na Alemanha. Casou-se com sua prima Evangelina Florence, filha de Antonio o oitavo filho de Hércules. Foi engenheiro responsável pela metragem das ruas de Campinas. E mapeou em Campinas a rota da febre amarela. Em 1888 teve participação na criação do edifício do Instituto Agronômico de Campinas.
4 - Augusta Florence se casou com o músico Emílio Giorgetti. Segundo referência tocava muito bem piano. Faleceu em Florença.
5 - Guilherme Florence nasceu em 19 de Junho de 1864. Tinha o apelido de Willy. Estudou na Escola de Minas de Glausthal e depois se transferiu para a Academia de Berlim. Formou-se em Engenharia de Minas e Metalurgia em 1889. Deve-se a Guilherme o aproveitamento econômico das jazidas de apatita de Ipanema, Sorocaba - SP.
6 - Paulo Florence era gêmeo de Guilherme. Estudou música, composição, regência e instrumentação na Alemanha e Itália. Faleceu aos oitenta e cinco anos de idade.
7 - Isabel Florence nasceu em 22 de outubro de 1867, foi professora de alemão e francês. Era muito apegada à sua mãe e não se casou.

Todos os filhos de Hércules nasceram em Campinas.

(Dados colhidos de publicação da autoria de Francisco Álvares Machado e Vasconcellos Florence com o título " Amador Bueno, o Aclamado, e os descendentes de Hércules Florence" e do livro "A Educação feminina durante o século XIX" de Arilda Ines Miranda Ribeiro )

3 comentários:

Unknown disse...

dia,
meu nome é Antonio Carlos Bicalho Kehl e sou neto de José Maria Bicalho, engenheiro e fotógrafo campineiro que, segundo lenda familiar, dividiu laboratório fotográfico com um Hercules Florence. Como isso foi no início do século XX, é impossível que tenha sido com o seu tetra-avô. O Hercules Florence original (inventor da fotografia), no entanto, não teve nenhum filho com o mesmo nome. Poderia ter sido um de seus netos?
Por favor, gostaria muito de esclarecer essa lenda. Se possível, entre em contato comigo: ackehl@uol.com.br

Anônimo disse...

Olá Florence Neto, estou fazendo uma pesquisa sobre mineralogistas brasileiros homenageados com nomes de minerais, e o Guilherme, filho de Hercule Florence, foi um deles. O mineral se chama florencita e foi descrito em 1899.
A pesquisa é extensa devido ao número de minerais (23), e estou precisando de um último detalhe sobre Guilherme que não encontrei até agora: uma foto dele. É especialmente irônico por ser o filho do inventor da fotografia.
Gostaria de conversar contigo e te mostrar o que tenho até agora pronto. Meu email é rogeriokwitko@yahoo.com.br; agradeço muito o contato.

Unknown disse...

Você poderia informar em que ano foi isso?